BARCLAYS PREMIER LEAGUE - DISCUSSÃO ATÉ AO FIM MARCO SILVA: "QUERO SER CAMPEÃO EM PORTUGAL" EMIRATES STADIUM - PARAÍSO DE ASHBURTON GROVE ROAD AC MILAN APRESENTA CAMISOLA DE SILVIO BERLUSCONI

Diogo Mendonça: "Amanhã vou ser melhor que hoje"

O convidado do Pénalti desta semana é Diogo Mendonça. Depois de fazer toda a formação no Oliveira do Bairro, o avançado, agora com 24 anos, começou por dar que falar nos campeonatos distritais, primeiro no Oiã e depois no Fermentelos, onde alcançou a marca recorde de 59 golos numa só temporada. Ninguém ficou indiferente a este registo avassalador, mas foi o projeto do Anadia que convenceu o atacante. Esta temporada apontou 6 golos em 12 encontros na primeira fase do campeonato de futebol Prio e ajudou o Anadia a carimbar o passaporte para a fase de subida. Agora, que o sonho da promoção está um passo mais perto, o objetivo continua a ser o mesmo: trabalhar e marcar para ajudar a equipa.

Penálti - O Anadia carimbou o passaporte para a fase de subida do Campeonato de Portugal Prio e apanhou muitas pessoas de surpresa. Considera que o facto de partirem na condição de ‘outsider’ foi um trunfo?
Diogo Mendonça - Nós sempre acreditámos no nosso trabalho. Desde o primeiro momento em que começámos este campeonato, o objetivo foi sempre este. Felizmente conseguimo-lo. O facto de sermos considerados ‘outsiders’, foi só mesmo pelas outras equipas. Nós sempre soubemos o nosso valor e a nossa ambição era muito grande. Mesmo dependendo de outra equipa no último jogo, acreditámos sempre e conseguimos sempre estar fortes e unidos para conseguir este objetivo.

Penálti - O Campeonato de Portugal Prio é uma prova bastante competitiva e longa. O que podemos esperar do Anadia na próxima fase?
Diogo Mendonça - A nossa equipa é muito forte, muito unida. Temos um balneário que podemos chamar de família e isso é muito importante para o bom resultado de qualquer grupo. A nossa equipa, posso garantir, vai ser competitiva, agressiva, uma equipa que vai praticar bom futebol e vamos tentar lutar pelos três pontos em todos os jogos.

Penálti - Participou em 12 jogos do CNS esta temporada e apontou 6 golos, sendo que sempre que marcou, a sua equipa não perdeu. Que metas pessoais traçou para o que resta da prova?
Diogo Mendonça - É sempre bom. Como ponta-de-lança gosto de ajudar a minha equipa com golos, às vezes não é possível mas o meu objectivo é sempre fazer golos. Seis golos em doze jogos é muito bom para mim, mas quero mais. O meu objetivo é conseguir fazer mais golos, pelo menos um número parecido com o que fiz nesta primeira fase e ajudar a minha equipa a ganhar.

Penálti - Partilhou o balneário com um colega de posição que tem vasta experiência de 1.ª liga. Falo obviamente de Joeano. Que aspetos desenvolveu com o avançado brasileiro?
Diogo Mendonça - O Joeano foi uma agradável surpresa, um bom colega de posição para mim. Aprendi muito com ele, mas neste balneário também temos outros jogadores que já passaram por segundas ligas e por outros clubes com mais projeção mesmo a nível de formação e conseguimos aprender sempre uns com os outros. O nosso principal segredo é conseguir ter um balneário que consegue assimilar as ideias do treinador.

Penálti - Os campeonatos distritais são, infelizmente, vistos com algum preconceito. No entanto, foram os seus golos ao serviço do Fermentelos que lhe abriram as portas para o momento que hoje vive. Considera que esse período ajudou a concluir a sua formação como jogador?
Diogo Mendonça - Considero que sim, apesar de pensar que nós estamos sempre em constante evolução, sempre a crescer. Amanhã vou ser melhor que hoje, mas tenho de trabalhar para isso. Jogar no Fermentelos foi um período muito importante para mim, joguei no clube do meu coração e consegui ser campeão distrital. Depois, a vinda para aqui tornou-se um bocadinho “óbvia”, por culpa dos golos que fiz, mas não tinha conseguido isso se não fosse pelo apoio dos meus colegas, se não tivesse uma equipa muito boa e um balneário muito forte.

Penálti - Na segunda época ao serviço do Fermentelos chegou aos 59 golos, uma marca incrível. Qual foi o segredo?
Diogo Mendonça - O segredo foi trabalhar sempre para ser melhor. É atingirmos uma meta e voltarmos a pôr outra meta, e outra meta. E consegui sempre com trabalho, humildade e dedicação chegar a esse ponto. Mesmo quando as coisas não nos correm bem, só temos que acreditar em nós e no nosso valor. Vamos conseguir chegar lá.

Penálti - Qual é o próximo passo para si? 2.ª liga?
Diogo Mendonça - (risos) Isso era uma coisa que eu gostava muito, mas neste momento só me foco em ajudar o Anadia e estar bem integrado no plantel e conseguirmos chegar ao fim da época com um resultado ainda melhor do que já fizemos agora.

Penálti - Numa altura em que as equipas “bês” são já uma realidade e que os clubes tem feito algo mais na proteção do jogador português, sente que poderiam ser tomadas novas medidas, como por exemplo uma implementação de quotas de portugueses nas divisões profissionais do futebol? Acha que isso iria beneficiar os jogadores portugueses?
Diogo Mendonça - Eu acredito que sim. Nós temos muito talento aqui em Portugal. Já tivemos três melhores do Mundo, já tivemos jogadores conceituados mundialmente, continuamos a ter e havemos de continuar a ter. Mas acho que a nossa mentalidade é um pouco esquisita. Porque nós preferimos, nestas divisões semi-profissionais e amadoras, se vier um jogador estrangeiro, se calhar arranjamos um ordenado melhor, um emprego e “isto e aquilo”. Enquanto que se for um português, acho que são subvalorizados. Acho que poderia ser feita essa quota de portugueses por equipa. Era muito benéfico para o futebol português.

Penálti - Qual é o jogador que ninguém conhece mas que o Diogo Mendonça há muito notou que vai ser craque?
Diogo Mendonça - É complicado. Se essa pergunta me fosse feita há dois meses atrás a resposta iria ser a mesma. Tenho um antigo colega de equipa, que agora está na Segunda Liga, o Wilson Manafá, que já esteve lá em cima, no Sporting. Jogou nos juniores, na equipa B e agora conseguiu voltar à 2.ª liga, ao Varzim. Acredito que vai conseguir dar o salto para a Primeira Liga.

Penálti - Liga NOS. Quem está melhor? Quem está pior? Quem está a ser a revelação?Quem vai cortar a meta em primeiro?
Diogo Mendonça - Pessoalmente, fico triste, porque quem está pior é o meu FC Porto. Não estão a conseguir praticar um bom futebol, o futebol com que sempre habituaram os adeptos, com garra, com ambição, com vontade de vencer e acho que este ano não estão a conseguir ter esse ADN. Começou muito melhor o Sporting, sem dúvida nenhuma. O Benfica agora está a voltar a estar bem também e acho que vai ser um campeonato interessante até ao fim. A nível de revelação, muito provavelmente o Paços de Ferreira. Uma equipa que eu gosto muito de ver jogar futebol, já fui vê-los ao vivo. É um conjunto que tem princípios de jogo, tem ideias de jogo e é uma equipa muito interessante de seguir. Quanto a cortar a meta em primeiro, independentemente de ter gosto pelo FC Porto ou não, acredito que poderá ser o FC Porto ou o Sporting. Acho que o Benfica não vai conseguir chegar a esse objetivo.

PUBLICIDADE

Faça o seu comentário

 
PENÁLTI ©Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - developed by Premier Invicto