BARCLAYS PREMIER LEAGUE - DISCUSSÃO ATÉ AO FIM MARCO SILVA: "QUERO SER CAMPEÃO EM PORTUGAL" EMIRATES STADIUM - PARAÍSO DE ASHBURTON GROVE ROAD AC MILAN APRESENTA CAMISOLA DE SILVIO BERLUSCONI

Gil Dias: "O Varzim é um clube de Primeira Liga"

Com 17 anos viu a sua vida dar uma volta gigante. Passou da formação do Sporting de Braga (onde foi campeão nacional de juniores) para o Mónaco e começou a partilhar o balneário e o relvado com jogadores da craveira de João Moutinho, Ricardo Carvalho e Toulalan. Agora, com 19 anos, e à procura do ritmo e da competitividade que não tinha no Monaco B, que disputa a CFA, o equivalente à 4.ª divisão, o atleta da Gafanha da Nazaré foi cedido, a título de empréstimo, ao Varzim. Nesta nova etapa da carreira, Gil Dias mostra-se agradecido ao clube orientado por Nuno Capucho e garante que tudo irá fazer para ajudar o clube a subir na classificação. Os objetivos para esta época já estão definidos: valorizar-se e crescer, para ganhar um posto na equipa principal do Monaco. Fora de campo, vê uma Liga portuguesa disputada entre os três grandes até final mas destaca o bom futebol do Sporting e do Sporting de Braga. Por fim, convidado a escolher o melhor jogador com quem já partilhou balneário, a resposta foi rápida, João Moutinho.

Penálti - Com 17 anos assinou contrato com o Monaco e deixou o Sporting de Braga. Como recebeu essa notícia?
Gil Dias - Foi com enorme agrado pois para mim era um sonho que se estava ali a concretizar. 

Penálti - Foi difícil a mudança para o principado? Foram importantes os jogadores portugueses do plantel principal? 
Gil Dias - Inicialmente foi, pois sempre fui muito ligado à minha família e amigos. Mas com a ajuda do meu avô, que me acompanhou na mudança para o Mónaco e com a ajuda dos meus colegas no Mónaco fui-me habituando a novos hábitos e a uma nova realidade. 

Penálti - Esta semana foi apresentado no Varzim, a título de empréstimo. Acha que é o clube ideal para continuar a crescer?
Gil Dias - Acredito que sim. O Varzim é um clube de I Liga com uma mística muito própria. É essa exigência que eu procurava, aliada à competitividade da II Liga e ao facto de precisar fazer mais minutos num nível mais elevado do que a Liga onde compete o Mónaco B. Pesou também a vontade do mister Nuno Capucho em ter-me no Varzim, treinador que me conhece dos tempos do Braga. 

Penálti - Que objetivos coletivos e pessoais define para o que resta desta temporada?
Gil Dias - Em termos individuais, espero realizar o maior número de jogos possíveis e dar-me a conhecer mais um pouco aos portugueses visto que saí muito cedo para o Mónaco. Em termos coletivos, espero ajudar o Varzim a ganhar o maior número de jogos possíveis até final da época, pois a classificação atual não é nada condizente com os pergaminhos de um clube como o Varzim. 

Penálti - O seu objetivo a curto prazo é ingressar na primeira equipa do Mónaco?
Gil Dias - Sim claro. É com esse intuito que vim para o Varzim. Ajudar o Varzim a subir na classificação, ter mais minutos e valorizar-me para regressar ao Mónaco afim de me assumir na equipa principal.  

Penálti - Como acompanha o campeonato português? Qual a sua aposta para vencer a prova e que jogadores acha que se vão destacar nesta segunda metade da Liga NOS?
Gil Dias - Em termos de futebol jogado, aprecio muito a forma de jogar do Sporting e do Braga. Penso que vai ser uma luta renhida até ao final e não descarto nenhum dos 3 grandes da luta pelo título. Relativamente à segunda pergunta, penso que serão alguns dos mesmos que já se têm vindo a destacar. Bryan Ruíz, Slimani, João Mário, Gaitán, Renato Sanches e o Rafa, do Braga. 

Penálti - Qual foi o melhor jogador com quem partilhou balneário, até agora?
Gil Dias - Com todo o respeito pelos outros, João Moutinho. 

Penálti - Que sonhos ainda tem por cumprir no mundo do futebol?
Gil Dias - São tantos. Ainda agora comecei e tenho muito para conquistar. Para já, quero ajudar o Varzim e retribuir a oportunidade que me deu para que na próxima época possa conseguir o meu espaço na equipa principal do Monaco. 
Quanto a um futuro mais longínquo, espero chegar à seleção principal e atingir um clube de topo do futebol mundial. Em termos coletivos, espero conquistar grandes competições ao nível de clubes e em representação da nossa seleção. 

Penálti - Qual é o Penálti que ainda hoje guarda na memória?
Gil Dias - O pénalti que mais recordo é o pénalti batido pelo Ricardo no Euro 2004 contra a Inglaterra e que tanta alegria proporcionou a todos os portugueses.
PUBLICIDADE

1 Comentário

Unknown 10 de janeiro de 2016 às 14:43

Grande miudo.. hás de ir longe.. Felicidades

 
PENÁLTI ©Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - developed by Premier Invicto